relacionamento fornecedores

Relacionamento com Parceiros e Fornecedores

Atualizado: Set 5

É certo que na maioria das vezes, quanto maior é um negócio, mais fornecedores, prestadores de serviço e parceiros são necessários, mas não se engane, porque essa não é uma conversa só para grandes empresários! Fique por aqui que eu vou te mostrar os benefícios de levar o seu relacionamento com seus parceiros para o próximo nível, pois um profissional liberal também tem sua rede de prestadores de serviços, e talvez seja ali onde está a chave para dar aquela turbinada nos seus negócios.

O nome que as grandes empresas dão a sua área responsável por essa interação é Supplier Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Essa área está focada em extrapolar as relações comerciais meramente baseadas na troca de mercadorias e serviços, lidando com o potencial não explorado de seus parceiros e diminuindo os riscos em trabalhar juntos, além de gerir os fornecedores chave e manter o negócio competitivo.

Agora você que é um profissional liberal, MEI ou tem uma microempresa e acha que não pode se beneficiar desses processos por ter uma rede de fornecedores muito menor do que as grandes do mercado? Eu garanto a você que se seguir as minhas dicas vai melhorar os seus negócios e a relação com seus parceiros, mesmo que não sejam muitos, ou até mesmo um ou dois.

Dica Nº 1: OBJETIVOS

É sempre importante ter claro quais são seus objetivos, onde você pensa em chegar com seu negócio, o que quer realizar e construir. Quando esse caminho mental já está traçado, é mais fácil perceber as cadeias produtivas que serão necessárias para realizá-lo. Se os seus objetivos e os de seus fornecedores estiverem alinhados, é muito provável que ambos crescerão juntos na jornada. É importante que essa aproximação de objetivos seja trabalhada, para evitar, por exemplo, que você cresça mais rápido do que seus parceiros, tendo que estabelecer relações com novos fornecedores no meio do caminho.

Dica Nº 2: SUGESTÕES

A experiência de seus fornecedores com outros clientes pode ser muito enriquecedora para as práticas do seu negócio. Pedir sugestões é uma forma de estabelecer uma relação de confiança no trabalho de seus parceiros, valorizando a experiência diversificada e as conexões que eles desenvolvem com seus outros clientes, além das ideias diferentes que surgem dessas sugestões poderem ser o diferencial para um avanço nos seus rendimentos e no alcance do seu empreendimento.

Dica Nº3: PAGUE RÁPIDO

Nada melhor do que um pagamento feito de maneira rápida depois de um serviço entregue. A maior parte dos pequenos fornecedores, especialmente os que trabalham com os profissionais liberais, depende desses rendimentos para lidar com custos básicos, mas também para adquirir novos materiais, ferramentas e capacitação, o que certamente tem um impacto direto e positivo nos seus negócios.

Amplie os laços com seus parceiros, compartilhe objetivos, experiências e um desejo de crescimento conjunto para o futuro. Desse jeito, seu negócio e seus fornecedores tem uma ferramenta muito valiosa para aumentar seu alcance e seus rendimentos. Já tão crescendo juntos? Dá uma olhada nas outras postagens do blog sobre como lidar com investimentos ou poupança e descobre o que fazer com esse dinheiro a mais que está entrando.

Compartilhe o artigo nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Vinicius Machado

Vinicius Machado

Economista pela Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante a minha carreira sempre me encantei com atendimento direto às pessoas e aprendi a pensar as finanças além dos números, afinal, indivíduos não se resumem em suas metas e rentabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *