porque poucas pessoas guardam dinheiro

Por Que Poucas Pessoas Guardam Dinheiro?

Já sentiu vontade de poupar dinheiro, mas não conseguiu? Quis economizar pra uma viagem, um carro novo ou até mesmo uma casa, mas no fim não guardou nada? Isso é bem chato, mas será que é um grande mistério? Você já parou pra lembrar de todas as vezes que você pensou em poupar, mas não conseguia porque nunca chegava com dinheiro até o fim do mês? Você olha pra um colega de trabalho enquanto ele fala da carteira de investimentos, renda fixa, CDB, ações na bolsa e você não tem nenhum dinheiro na poupança? Essa situação tem motivos e nós vamos descobrir o porquê. Me acompanha aqui nesse post que pode ser que a razão seja diferente do que você pensa. 

1º Motivo: Desigualdade

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, onde um pequeno grupo de pessoas concentra uma grande parte da renda nacional. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 10% da população controla mais da metade de todo o rendimento do país, o que deixa os outros 90% dividindo o restante e faz com que todos que moram aqui vivam em desequilíbrio. Entre uma renda média baixa e muito concentrada em um número pequeno de pessoas, só uma parte tem dinheiro suficiente depois de pagar pelas despesas pra conseguir poupar.

A renda média brasileira está bem longe do topo da lista em comparação com outros países do mundo, o que quer dizer que as pessoas não tem a renda muito alta no nosso país. Uma pesquisa do IBGE mostra que o quanto cada brasileiro recebe em média é R$ 1.439, e logo você pensa que não dá pra fazer muito com esse dinheiro, ainda imagina que tem pessoas que recebem muito menos do que a média. Difícil, não acha? Por esse motivo é que esses 90% que dividem o resto não conseguem poupar.

2º Motivo: Comportamento

A realidade do nosso país é que a grande maioria dos brasileiros gostaria de poupar algum dinheiro no final do mês, seja para o que for. Mas mesmo que você faça parte dos 10% que tem acesso aos recursos, nem sempre consegue realizar esse desejo. As vezes nunca conseguiu poupar! Afinal, o que faz algumas pessoas quererem e não conseguirem? A resposta pode estar no seu comportamento e no tipo de pessoa que você é. Fazendo um apanhado de informações de diversos estudos comportamentais e generalizando um pouco, à conclusão é de que as pessoas estão dividias em três grupos: 

  • Os que nunca tem o que poupar: são pessoas que não tem condições de guardar dinheiro e comumente podem acumular dívidas. 
  • Os que guardam para algo específico: vez ou outra, essas pessoas tem um pouco de dinheiro guardado para algum propósito específico, mas depois de gastar a reserva voltam ao zero e podem até contrair dívidas. 
  • Os que tem alguma reserva: o restante são as que pode ter algum dinheiro guardado para uma situação de emergência. 

Agora não importa o grupo que você pertence, olhar com responsabilidade e maturidade pra qualquer questão que envolva poupar dinheiro é a melhor forma pra entender a nossa realidade e melhorar nossa saúde financeira.

Compartilhe o artigo nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Vinicius Machado

Vinicius Machado

Economista pela Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante a minha carreira sempre me encantei com atendimento direto às pessoas e aprendi a pensar as finanças além dos números, afinal, indivíduos não se resumem em suas metas e rentabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *