O que importa é o lucro?

“Me diga o quanto você faz dinheiro e lhe direi quem é” assim seria se estivéssemos conversando com uma ação. Um investimento deve sempre ser composto por duas variáveis: dividendos, juros ou aluguel e valorização. Qualquer coisas diferente não pode ser classificada dessa forma, por exemplo, a compra de uma moeda como dólares, o ativo em si não rende nada além de valorização, logo não pode ser classificado como um investimento, não rende frutos. Não existe empresa sem lucro! Agora corro o risco de confundir sua cabeça, prepara o coração para o paradoxo “os melhores negócios não deram lucro em sua fase inicial” Ou seja, quem ganhou muito dinheiro na valorização das ações foi comprando empresas que não estavam com um balanço tão bom

Caso WeWork
Quero provar para você que sem lucro os negócios não vão para frente. Adam Neumann fundador da WeWork rivalizava com a antiga IWG Regus de Mark Dixon. A empresa de 9 anos de idade é notoriamente não-lucrativa, registrando cifras de US$ 1,7 bilhão em perdas operacionais em 2018 e US$ 1,4 bilhão no primeiro semestre de 2019. em outubro viu seu IPO de $47 Bi fracassar tanto pelos resultados fracos quanto por questões de governança em estranhas remunerações ao seu CEO, antes da crise se estimava seu valuation, valor de mercado, em U$ 4Bi algo semelhante ao da IWG.

Como achar o lucro
Os dados das empresas listadas na bolsa são de domínio público e divulgados no site da bolsa brasileira B3, contudo existem diversos sites agregadores dessas informações. Sugiro o fundamentus.com.br, lá você encontrará os dados contábeis com fácil visualização.
Fique atento a três indicadores de lucro: P/L + ROI + Margem LL. O lucro pode ser afetado por questões extraordinárias, como exemplo, a venda de um terreno da empresa ou a recuperação de impostos, mesmo que esses efeitos aconteçam diluídos em vários trimestres o resultado aparecerá de única vez.

Na prática o que você deve fazer:
Lembre que estamos procurando empresas estáveis e lucrativas, não são as únicas oportunidade, em outros episódios abordarei estratégias diferenciadas. Sugiro analisar um período maior que 3 ano, e aba gráficos você terá todas as informações.
Pelo Site de RI você poderá baixar as últimas demonstrações de resultado, escolha as apresentações anuais para compreender se houve alguma mudança significativa de estratégia da empresa.
Comece um teste pela HGTX3, é um ótimo case para esse exercício, depois me conte pelo vinicius@vmfinanças.com.br ou no @viniciusmachadofinancas pelo TikTok ou Instagram.

Escute a matéria completa no meu Podcast, VM Finanças nos principais tocadores de áudio.

Compartilhe o artigo nas suas redes sociais.

Facebook
LinkedIn
Vinicius Machado

Vinicius Machado

Economista pela Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante a minha carreira sempre me encantei com atendimento direto às pessoas e aprendi a pensar as finanças além dos números, afinal, indivíduos não se resumem em suas metas e rentabilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *