reserva-emergencia

Faça Sua Reserva De Emergência!

Atualizado: Set 5

Se você já começou a jornada para cuidar da sua vida financeira, já deve ter ouvido falar sobre a tal da reserva no título do post, mas eu posso explicar se nunca ouviu sobre isso antes: Uma reserva financeira, ou reserva de emergência, é uma quantidade de dinheiro que serve principalmente para ser usada em horas de aperto e necessidade, naquela hora que surge um imprevisto, mas não só nessas horas!

Nessa postagem eu vou mostrar meu ponto de vista sobre qual é o mínimo necessário para uma reserva de emergência e sobre como ela deve ser composta para cada um. Além disso e antes de chegar até aí, deixa eu te mostrar três vantagens que as suas finanças pessoais podem ter com esse dinheiro que você separa para se sentir seguro.

1ª Coragem

Às vezes você quer começar seu próprio negócio, abrir um pequeno comércio, organizar uma loja online, investir na expansão do seu bar ou restaurante ou até mesmo comprar novos equipamentos que te facilitem a vida quando fazendo o teu trabalho. Ter uma reserva de emergência vai te permitir ter de onde tirar esse dinheiro sem precisar se preocupar sobre seus rendimentos futuros e você não vai mais se ver dizendo coisas como “será que vai faltar algo no próximo mês?” ou “vou ter que tirar daqui e colocar ali”. Com esse dinheiro já guardado você vai ter a coragem suficiente para seguir com seus planos e ter uma vida profissional mais confortável.

2ª Segurança

A segunda vantagem que eu te apresento é da ordem da segurança. Além de ter a oportunidade de planejar o futuro como vimos na coragem, você pode se preparar para ele com a segurança de que se algo acontecer, você pode contar com aquela reserva que tem guardada. Agora diferente da coragem, que conta com seus planos para o futuro, a segurança vai tomar conta daquilo que você não planejou, como problemas de saúde e despesas médicas, ou de algum dano material que seu negócio sofreu e está tomando tempo até a companhia de seguro avaliar o caso e restituir o seu prejuízo.

3ª Investimento

A terceira vantagem é a possibilidade de se beneficiar desse dinheiro que vai além do necessário para uma emergência. Você pode investir o excedente da sua reserva financeira de maneiras mais lucrativas, ao invés de uma poupança, quem sabe fazer algum investimento de longo prazo?

Como saber qual o valor da minha reserva de emergência?

Depois de ter lido sobre a terceira vantagem, você deve estar se perguntando quanto dinheiro você precisa colocar na sua reserva financeira. Eu me proponho a apresentar uma solução mais próxima da sua realidade, escapando um pouco das fórmulas e das contas matemáticas que são aconselhadas por muitos consultores de renda e finanças.

“Ao invés de ficar pensando antes de juntar, junte e depois pense.”

É isso mesmo, se você não começou a juntar pois não sabe o quanto tem que guardar, junte! Guarde o seu dinheiro pouco a pouco e, quando se sentir confortável com o que tem, aí está sua reserva de financeira de emergência.

E se você já tem uma reserva de emergência ou quer saber o que fazer quando já tiver estabelecido uma, dá uma olhada nessa postagem aqui do blog que eu te conto um pouco mais!

Compartilhe o artigo nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Vinicius Machado

Vinicius Machado

Economista pela Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante a minha carreira sempre me encantei com atendimento direto às pessoas e aprendi a pensar as finanças além dos números, afinal, indivíduos não se resumem em suas metas e rentabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *