cuidados-dinheiro

Como se Comportar em Relação ao Dinheiro?

Já parou pra pensar em qual é o comportamento adequado que você precisar ter com seu dinheiro? Incomodado com isso, eu decidi fazer essa mesma pergunta para uma série de pessoas. Queria saber o que elas achavam ser importante na hora de lidar com as finanças. Então há um tempo atrás eu realizei uma pesquisa para entender melhor qual seria o perfil ideal para fazer isso. Através das respostas, uma grande maioria pontuou três características que consideram essenciais quando lidando com dinheiro:

  • Ser Organizado
  • Pagar Tudo a Vista
  • Investir Primeiro

Depois de uma certa reflexão eu concordei com a pesquisa, com o consenso ao qual os participantes chegaram. Colhendo suas respostas e suas percepções eu acabei por esquematizar um triângulo com as três características, colocando em cada um dos lados uma delas. Ao mesmo tempo, percebi que nunca conseguiremos reunir as três de uma única vez, sempre teremos que nos apoiar em duas delas e deixar uma de fora.

Esse apoio em dois dos três pilares é simbolizado pelos números nas pontas do triângulo. Cada número reúne dois dos três traços de personalidade que a minha pesquisa mostrou como pilares na segurança financeira e no lido com o dinheiro. 1 – Organizado e Tudo à Vista:  A prioridade de uma pessoa que se baseia nesses dois pilares é ser organizada com suas finanças. Ter uma planilha de gastos, saber quando e quanto recebe todo mês, além das variações possíveis na renda, permitem a preparação para uma despesa futura pagando o valor total no ato da compra. Além do adendo de que a organização financeira proporciona uma vida livre de dívidas. 2 – Investe Primeiro e Tudo à Vista: Um primo distante do organizado é aquele cuja a primeira prioridade são os investimentos, sejam eles a reserva, a poupança, fundos, a principal ideia é ter sempre os investimentos feitos em primeiro lugar, o que exige um pouco de organização, mas não o mesmo nível de controle do número 1. Muitas vezes não é necessária uma planilha de gastos ou tabelas sem fim, tendo em vista que ao investir e pagar tudo à vista, não sobra muito espaço para problemas com dívidas ou falta de recursos caso um imprevisto se apresente. 3 – Organizado e Investe Primeiro: Nesse caso se encontram as pessoas que não sentem a necessidade de pagar tudo à vista, que priorizam a organização e os investimentos, ao invés de usarem suas reservas para uma grande compra à vista, tendem a preferir se organizar, investir e financiar. Agora que você sabe que não é possível ser as três coisas ao mesmo tempo, onde você se encaixa e quais são os seus pilares financeiros? Sabendo disso você consegue ter um controle melhor sobre o seu dinheiro e sobre quem você é. Me acompanhe nas redes para mais dicas atualizações sobre finanças, investimentos e tributos.

Compartilhe o artigo nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Vinicius Machado

Vinicius Machado

Economista pela Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante a minha carreira sempre me encantei com atendimento direto às pessoas e aprendi a pensar as finanças além dos números, afinal, indivíduos não se resumem em suas metas e rentabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *