acoes

Ações, quanto mais rápido melhor?

Caso você seja um investidor de ações ou aspirante a trader,é provável que você tenha escutado histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro em um curto espaço de tempo. Nessa mística, os iniciantes observam investidores astutos, rápidos e com muitos monitores e ganham o imaginário de um público em busca de ídolos. Até aqui nada de errado, sempre os iniciantes buscam alguém para se inspirar. O grande problema é que existem oportunistas vendendo a fórmula do sucesso.

Caso você esteja buscando ganhos rápidos e uma vida cheia de emoções a bolsa não é o seu lugar.

Meus investimentos minhas regras:

  1. Os investimentos em ações são monótonos e exigem paciência. Já percebeu que a maioria dos investidores bilionários têm cabelos brancos e muita história para contar? A experiência mostra que ganhar muito é bom, mas ganhar sempre é ótimo.
  2. Fique de fora de furadas. Não há nada pior que uma perda expressiva de capital, uma perda de 30% em um péssimo investimento leva até 5 anos para recuperar, não perca seu tempo!
  3. Não há lugar para a soberba. Seja humilde, saiba que você estará errado na maior parte das vezes. Uma boa autocrítica fará com que você corrija os erros antes de se tornarem um grande problema.

Contra tudo que defendo em quinze anos de mercado financeiro, existem alguns oportunistas. Geralmente eles vendem uma dica, por meio de relatório, curso, ou consultoria. Os mais ousados dizem para você depositar o dinheiro na conta deles e prometem ganhos altos e seguros. Sistematicamente conheço investidores que receberam uma proposta de ganho certo de alguém “confiável” e certamente com muita lábia. Imediatamente corrijo esses erros e desfaço essas transações enquanto há tempo. Ninguém serio pode dar certeza, sobre algo imprevisível, concorda? Caso você estivesse com uma doença complexa, ficaria confortável com um médico que lhe desse certeza de cura? Não vejo sentido em alguém que venda uma certeza para algo imprevisível, penso que deva ser um amador ou mal intencionado. Faz sentido?

Existe muita gente séria no mundo dos investimentos. Caso queira achar esses profissionais, siga as dicas abaixo:

  1. Procure saber se esse profissional é regulamentado e certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa é instituição responsável por fiscalizar e punir eventuais desvios.
  2. Saiba para quem ele presta conta. Quem é o patrão desse profissional, um banco, corretora ou é diretamente o cliente. O conflito de interesse pode distorcer o alinhamento dos seus investimentos com seus objetivos.
  3. Seja claro em relação aos seus objetivos e procure entender plenamente o método de trabalho de seu gestor de investimentos.
  4. Por fim, meça os resultados periodicamente e questione as perspectivas. Mantenha contato e acompanhe as decisões.

Espero que esse breve artigo, assim como o vídeo abaixo ajude você e seus amigos a investirem por um bom caminho. Afinal o dinheiro nos serve em nossas realizações, segurança e liberdade.

Compartilhe o artigo nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Vinicius Machado

Vinicius Machado

Economista pela Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante a minha carreira sempre me encantei com atendimento direto às pessoas e aprendi a pensar as finanças além dos números, afinal, indivíduos não se resumem em suas metas e rentabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *