comece a poupar

5 Dicas Práticas Para Começar a Poupar

Muitas pessoas querem começar a poupar, na verdade a grande maioria dos brasileiros quer fazer isso, mas encontra alguns problemas no caminho, e eu já falei disso nesse post. Hoje eu quero falar sobre como começar a sua jornada para uma melhor saúde financeira e tenho cinco dicas práticas, fundamentais, e não muito comuns, pra que você consiga começar a guardar dinheiro.

1. Comece o quanto antes

Não importa a quantia que você consiga guardar, seja ela cem, cinquenta ou vinte e cinco reais, o mais importante é começar o mais rápido possível. Logo que você começar existem outros passos a serem seguidos, comece com o que tem assim que conseguir, pois mais a frente você vai ver que é essencial o estabelecimento da cultura de poupar na sua vida.

2. Faça uma Poupança

Baixos rendimentos, outros investimentos mais lucrativos, chances de lucros maiores num menor espaço de tempo? Esqueça isso, pelo menos nessa segunda dica. A forma mais fácil e mais prática é iniciar por uma poupança, porque aqui você não precisa do intermédio de uma corretora ou de um aprendizado mais aprofundado sobre investimentos. É simples, aplique o dinheiro que conseguir na sua poupança!

3. Lute pela Regularidade

Quando você inicia a poupar, uma das coisas mais difíceis é a regularidade nos investimentos. Existe uma série de imprevistos que podem ocorrer num curto espaço de tempo. Em seis meses, altos e baixos podem abater suas finanças e você pode se ver numa posição vulnerável onde aqueles cinquenta reais da poupança podem até fazer falta no fim do mês. Estabelecer uma cultura de poupar dinheiro pode te ajudar a controlar melhor seus gastos e se preparar para outros imprevistos futuros, mas é preciso ter paciência, disciplina e dedicação, pois é uma prática que você precisa começar a construir agora. Uma vez que essa prática estiver consolidada, você leva o aprendizado pelo resto da vida.

4. Pensar em Formas Melhores de Investir

Com a cultura de investir internalizada, você já consegue se administrar, e por consequência o seu dinheiro, para realizar mudanças nas modalidades de investimento do que poupou até esse momento. Conforme suas economias engordam, as possibilidades de lucro aumentam, mas nesse ponto você já se encontra longe do começar a poupar, já tem uma gorda poupança e é rotineiro separar um dinheiro para ela todo mês. Quando tiver em torno de cinquenta mil, aí os números começam a trabalhar a seu favor para se aventurar em outras formas de investir, mas até lá, a poupança como modalidade ainda é muito válida.

5. Me acompanhe nas Redes

A última dica é acompanhar o blog, meu canal no Youtube e minha conta no Instagram, onde toda semana produzo conteúdo sobre tributos, finanças e investimentos diferente do que você está acostumado a ver por aí e com o objetivo de te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro!

Compartilhe o artigo nas suas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Vinicius Machado

Vinicius Machado

Economista pela Federal do Rio Grande do Sul e com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante a minha carreira sempre me encantei com atendimento direto às pessoas e aprendi a pensar as finanças além dos números, afinal, indivíduos não se resumem em suas metas e rentabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *